quinta-feira, 30 de julho de 2009

Nota de repúdio!

Nota de Repúdio.


Nós, mulheres representantes de diversos movimentos sociais, repudiamos a Editora Solcat Ltda pela publicação do guia “Rio for Partiers” e a decisão do Juiz José Luis Castro Rodriguez, da 21ª Vara Federal, que negou o pedido da Embratur encaminhado pela Advocacia Geral da União para que esse guia fosse retirado de circulação. O guia estimula a prostituição classificando as mulheres cariocas em diferentes tipos e instruindo o leitor sobre como garantir relações sexuais com elas. Dentre os tipos classificados encontram-se mulheres que são consideradas “máquinas de sexo” e o guia explica como identifica-las.


O referido guia reduz as mulheres à mercadoria, um produto a ser comprado e usado por turistas em sua visita ao Rio de Janeiro. Na venda de sexo, o comprador, homem, se encontra numa posição de poder, na medida em que a mulher é considerada apenas um objeto, para a satisfação exclusiva do seu comprador. Nesta posição de submissão, essas mulheres são expostas a diversos atos de violência.

Sabemos que muitos países têm a prostituição como estratégia de desenvolvimento pelo alto lucro gerado. Repudiamos a existência do turismo sexual e consideramos vergonhosos paises que estimulam este “turismo” onde se naturaliza a compra e venda de mulheres em prol do lucro de multinacionais, companhias aéreas, de turismo e até mesmo os governos.

Reconhecemos a postura da Embratur como correta e repudiamos a atitude machista do Juiz José Luis Castro Rodriguez em negar a retirada de circulação do guia sexual que representa a mercantilização, exploração das mulheres e incentivo à submissão das relações humanas ao dinheiro. Nós mulheres organizadas lutamos diariamente contra a mercantilização de nossos corpos e nossas vidas. Reafirmamos: somos mulheres e não mercadoria!

Sindicato dos Servidores das Justiças Federais - Sisejufe RJ

Marcha Mundial das Mulheres

Juventude do PT-RJ

Comissão Defesa Direitos da Mulher da ALERJ

Articulação de Mulheres Brasileiras

Movimento de Mulheres de Cabo Frio

CEDIM

Secretaria de Mulheres do PT-RJ

Secretaria de Mulheres do PCdoB

União Brasileira de Mulheres

União Estadual dos Estudantes

DCE PUC-Rio

SASERJ

Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

Casa da Mulher Trabalhadora - CAMTRA

União Nacional dos Estudantes

Secretaria da Mulher Trabalhadora CUT-RJ

4 comentários:

ts disse...

Sou simpatizante de todos movimentos que pedem e lutam por seus direitos civís, mas seria interessante voce ler o livro antes de repudiar, se nao voce estará fazendo um ato tao grosseiro quanto o que voce acha que o autor do livro Rio For Partiers faz: o ato de preconceito.

Caso voce chegue a analisar o livro, voce verá que o livro não faz nada do que te deixou repugnada. Nao tem nada de incentivo a prostituicao, de machismo, ou submissao.

Igualmente, o juiz, por ser a pessoa que a civilizacao escolhe para "julgar" tais disputas, nao viu nada de errado. Podemos presumir que ele fez uma analisa mais profunda que voce.

O erro que voce esta cometendo é de presumir que com as suas informacoes limitadas, que voce pegou somente em outros jornais "marrons" e escandalosos e sem analisar o livro e o processo. Esse erro chama-se "regurgitação de informação", e é tão desnorteante quanto ficar no final da fila de um "telefone sem-fio".

Quem perde sao seus leitores.

Gledson Vinícius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gledson Vinícius disse...

as respostas para esse comentário podem ser encontradas no blog:
www.visãosuburbana.com

Euvaldo Júnior disse...

Infelizmente essa mercantilização ocorre aqui no Brasil e muito mais ainda no exterior. Como a revista Vice tem feito, denegrindo a mulher e o povo brasileiro em geral, como no meu artigo abaixo.

http://turismohoje.blogspot.com/2009/08/dados-viciados-revista-vice-no-brasil.html#comments

Abraços,