terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sobre o SWU

É com grande indignação que escrevo esse texto, porém já era claro pra mim que não seria diferente. O SWU é um evento com falsas ideologias. Não há como não dizer a verdade depois do que foi visto por lá. É o novo e famoso “marketing verde”.
Logo na entrada já é possível avistar os patrocinadores do evento: Coca-Cola e Nestlé. Caminhando mais um pouco é possível ver que a energia usada no evento é elétrica, lógicamente havia dinheiro suficiente para colocarem placas solares, pelo menos mostrarem formas de energias renováveis. O lixo era todo dividido para a reciclagem... era o MÍNIMO que eles poderiam fazer. A alimentação era baseada na carne, que faz parte e fomenta a industria da insustentabilidade já que é um dos ciclos que mais contribuem para o aquecimento global no Brasil, 60% do nosso CO2 provém das queimadas e quase todas tem como objetivo produzir pastos, 20% do gás metano é produzido pela flatulência dos bois. Dentro do evento acontecia o Fórum Global de Sustentabilidade, o qual ocorria entre 12 e 14 hs, 2 horas por dia apenas. O que foi dito por lá é que grandes discussões aconteceram, como: Inclusão de Minorias em "Mulheres que têm feito a diferença", o que é muito interessante, debates sobre reciclagem, falas sobre relações interpessoais para criar formas de ações a favor da sustentabilidade. Positivo. Devo minha sincera admiração às Organizações que, ao meu ver fizeram a diferença: 350 (www.350.org), Greenpeace, Ecogreens (www.ecogreens.com.br) e Matilha Cultural (www.matilhacultural.com.br).
Nós do Teatro Mágico apoiamos a luta pelo Meio Ambiente, portanto articulamos um Ato no nosso show. Soltamos um banner dizendo: 10/10/10 – TM PELO CLIMA e jogamos duas bolas infláveis no público representando o planeta e dissemos: O planeta está na mão de vocês! Fernando usava uma camiseta do MST e salientou a importância da reforma agrária e da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável do nosso país. O palco é nosso local de militância, não podíamos deixar de mostrar nossa luta em um evento como esse.
O ápice da mentira descarada do SWU foi quando falaram para a multidão gritar, pois mediriam os Dbs e quanto mais alto as pessoas gritassem, mais a Nestlé plantaria árvores. UM ABSURDO, vocês sabem o quanto a Nestlé fomenta a indústria da Devastação florestal? Já viram o que eles fazem na Indonésia? Pois então assistam o Documentário Green, que mostra o verdade dessa empresa: clique aqui para ver
Um evento elitizado por conta do preço do ingresso e muito, muito desorganizado, movido pelo capital e não pela bandeira da sutentabilidade. Uma grande mentira.
E o nome: Start with you, temos que levar ao pé da letra, porque tenho a plena certeza de que o que eles quiseram dizer com: Começa com você, é isso mesmo... com você e não com eles.

Gabi Veiga, publicado no Habitos e Habitat.

Nenhum comentário: