domingo, 26 de setembro de 2010

ABORTE A CLANDESTINIDADE

MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES EM CAMPINA GRANDE PARAÍBA
ATIVIDADE SOBRE A LEGALIZAÇÃO E DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO

 Haissa Vitoriano
Marília Gabriela

No dia 22 de setembro de 2010, tivemos a primeira atividade, voltada para a sociedade, do núcleo da Marcha Mundial das Mulheres em Campina Grande – PB, cuja pauta trazia, como centro, a discussão a cerca da descriminalização e legalização do aborto. Para tanto, foi realizado um debate na Universidade Estadual da Paraíba, no curso de Serviço  Social, trazendo como palestrantes a Prof. ª Drª. Idalina Santiago e a companheira da MMM de João Pessoa- PB, Socorro Almeida.
A formação da MMM em Campina grande é resultado de um agradável encontro de mulheres que atuam em coletivos feministas, como o Beth Margaridas e o Flor e Flor, além de algumas meninas independentes e outras vinculadas à Consulta Popular. O contato foi mantido informalmente, a priori, até que foi decidido, no dia 18 de setembro – segundo encontro –, numa reunião mais direcionada, a identificação dessas mulheres como Marcha Mundial das Mulheres, tendo por objetivo traçar os encaminhamentos para a agenda do mês de setembro.
Atendendo às expectativas traçadas no dia 18, o debate sobre o aborto foi realizado com sucesso, gerando reflexão e crítica a cerca das políticas públicas regentes hoje no Estado. O encontro contou com uma plateia bem diversificada, contemplando de líderes religiosos à agnósticos e visões das mais diversas, fato que corroborou para uma elevação do nível da discussão, contemplando todas as instâncias que informam o processo sobre a legalização do aborto.
O resultado do debate foi muito positivo, gerando comentários favoráveis, que, por sua vez, já vem repercutindo, principalmente no meio acadêmico. Ao final do encontro, novamente foi feito uma reunião com as mulheres da Marcha para acertar a intervenção do dia 28, na tentativa de fazer um ato em conjunto com as meninas da Marcha em JP. A intenção de todas é de que haja um diálogo constante dentro do estado, de modo que exista um acompanhamento presencial mútuo nas duas cidades.
É, com esse simples informativo, que anunciamos com felicidade à Marcha em todos os estados brasileiros sobre o comprometimento e dedicação com que as mulheres campinenses têm vestido a couraça dessa luta.

Nenhum comentário: