quinta-feira, 9 de setembro de 2010

I Curso de Formação Feminista

    A Marcha Mundial das Mulheres – Núcleo Viçosa - MG, realizou nos dias 19, 20, 21 e 22 de agosto, no Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, o seu I Curso de Formação Feminista. Este foi um momento muito importante para o núcleo pois a formação das mulheres sobre a temática do feminismo sempre foi uma necessidade e preocupação constantes, apesar da correria que enfrentamos ao longo desses 3 anos que nos fizeram deixar em repouso uma grande atividade como esta.

    A grade do I CFF - Viçosa foi pensada no intuito de abarcar grandes temáticas do feminismo, para contribuir no aprofundamento teórico das militantes, fator indispensável para a compreensão e disputa da sociedade sob a ótica das mulheres. Assim, no dia 20 de agosto, tivemos os temas “O Histórico do Movimento Feminista no Brasil e no Mundo” e “A Invisibilidade da Luta das Mulheres e sua Contribuição na História das Revoluções”. Neste dia contamos com a companheira Maria Luiza, Assessora da Secretaria de Mulheres da CUT, para contribuir com a discussão. O dia foi puxado, mas as cursistas mantiveram a animação.

    No dia 21 pela manhã tratamos do tema “Economia Feminista”, um debate de central importância para o feminismo, que teve como facilitadora a militante da Marcha Mundial das Mulheres de Minas Gerias Débora Del Guerra. Durante a tarde, falamos sobre “Feminismo e Socialismo”, em que a engenheira florestal e militante feminista da MMM, Juliana Bavuzo, ex-membro do núcleo Viçosa, foi quem contribuiu mostrando porque o socialismo e o feminismo precisam coexistir. Nesse dia o curso foi aberto a participação dos nossos companheiros militantes de outros movimentos sociais, mostrando a compreensão e reconhecimento mútuo da importância das relações entre os movimentos, além da necessidade de consolidação da luta feminista como ferramenta central na construção de uma outra sociedade.

    Na parte da noite aconteceu o lançamento do Vídeo da III Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil. A MMM está realizando em vários países do mundo ações de luta das mulheres entre os dias 08 de março e 17 de outubro de 2010, e dos dias 16 a 23 de agosto de 2010 ocorrerá na Colômbia o Encontro Internacional de Mulheres e Povos das Américas contra a Militarização. Dessa forma, o lançamento do vídeo da III Ação Internacional acontecerá em várias cidades do Brasil entre essas datas, com intuito de fortalecer nossa solidariedade com as mulheres Colômbia.

    Já pegando o gancho, no dia 22 de agosto pela manhã contamos com a participação da Consola, candidata a Deputada Estadual pelo PSOL e militante feminista histórica, bem como com Alessandra Terribili, 1ª Diretora de Mulheres da UNE e jornalista, que debateram a “Relação do Movimento Feminista com outros Movimentos Sociais e Partidos”.   Durante a tarde e para finalizar o curso, a companheira Renata Moreno, mais conhecida como Tica, cientista social e integrante da Secretaria Nacional da Marcha Mundial das Mulheres discutiu com a gente a “Conjuntura da Luta das Mulheres”, debatendo o que está acontecendo hoje e quais são os nossos desafios.

      Por fim, queremos agradecer a todas as personagens que estiveram presentes e foram muito importantes na construção e chamamos atenção ao apoio dos grupos alternativos de Viçosa-MG, que cederam a data e o local acima expostos para a realização deste curso, e ao Centro de Tecnologias da Zona da Mata, local do curso. Esperamos que cursos como esses se espalhem por todos os cantos, cheio de gente interessada e animada, disposta a discutir, desconstruir e se reconstruir naquele tempo e espaço que será único como foi o de Viçosa.
         Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres! Saudações feministas !!!

                                                                                         
                                                                                         Núcleo Viçosa da Marcha Mundial das Mulheres

Nenhum comentário: